homosfera - définition. Qu'est-ce que homosfera
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:     

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Qu'est-ce (qui) est homosfera - définition

CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA E É RETIDA PELA FORÇA DA GRAVIDADE
Camadas da atmosfera; Gradiente térmico atmosférico; Homosfera; Atmosfera terrestre; Oxigénio atmosférico

homosfera         
sf (homo1+esfera) Astronáut Segundo Chapman, zona mais baixa da atmosfera da Terra (72/82 km nas latitudes temperadas), em que os componentes principais da atmosfera (hidrogênio, nitrogênio, gases inertes, bióxido de carbono e vapor de água) existem em forma molecular.
Atmosfera da Terra         
upright=1.3|thumb|Imagem da [[Terra vista do Apollo 17]]
homosfera      
s.f.
-geof parte da atmosfera, localizada numa altitude inferior a 100 km, em que a combinação dos componentes químicos existentes é homogênea
-etim hom(o)- + -sfera

Wikipédia

Atmosfera da Terra

A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.

O ar seco contém, em volume, cerca de 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%.

A atmosfera tem uma massa de aproximadamente 5,1 x 1018 kg, sendo que três quartos dessa massa estão situados nos primeiros 11 km desde a superfície. A atmosfera terrestre se torna cada vez mais tênue conforme se aumenta a altitude, e não há um limite definido entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior. Apenas em altitudes inferiores a 120 km a atmosfera terrestre passa a ser bem percebida durante a reentrada atmosférica de um ônibus espacial, por exemplo. A linha Kármán, a 100 km de altitude, é considerada frequentemente como o limite entre atmosfera e o espaço exterior.